• Coleta de Lixo
  • Gestão de Resíduos em Construção Civil
  • Capacitação de Recursos Humanos
  • Impactos Ambientais

GESTÃO DE RESÍDUOS

Gestão de Resíduos

Coleta e Transporte de Resíduos

Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos

Planejamento e Gerenciamento de Resíduos in loco

Com frota e equipamentos próprios, a PGRS Brasil realiza a coleta, transporte, destinação e tratamento de resíduos inertes, não inertes, contaminados e resíduos de saúde.

Nossos serviços:

  • Elaboração e Implementação de Plano de Gerenciamento de Resíduos
  • Planejamento e Gerenciamento de Resíduos
  • Estudo de Viabilidade
  • Minimização, Reciclagem e Reutilização de Resíduos
  • Coleta e Transporte de Resíduos
  • Intermediação de Compra e Venda de Resíduos
  • CADRI Individual e CADRI Coletivo
  • Pesquisa e Análise da Qualidade de Resíduos
  • Ensaios Laboratoriais com Resíduos
  • Estudos de Reciclagem e Subprodutos de Resíduos
  • Treinamentos e Capacitação Institucional
  • Avaliação de Ciclo de Vida
  • Descomissionamento
  • Auditorias

O que é Gerenciamento de Resíduos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12305/2010) estabelece que quem gera resíduos sólidos é responsável pelo gerenciamento ambientalmente adequado dos materiais considerados subprodutos de processo, também denominados resíduos. Cada tipo de resíduo tem sua peculiaridade, inclusive com possibilidade de reuso e reciclagem.

De maneira geral, Gerenciamento de Resíduos é o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma pela legislação.

A PGRS Brasil utiliza o software de gerenciamento de resíduos MeuResíduo (www.meuresiduo.com.br) para o monitoramento da gestão de resíduos. O software é um sistema simples e de implementação imediata que reduz custos e aumenta a rastreabilidade de resíduos, representando ganhos financeiros e melhorando os indicadores de sustentabilidade e meio ambiente de nossos clientes. A plataforma é 100% online, via web, e permite que aos gestores o acompanhamento de todas as etapas do gerenciamento de resíduos em sua unidade, empreendimento e/ou projeto.

Quais são os tipos de resíduos que a PGRS Brasil trabalha?

Trabalhamos com todos os tipos de resíduos, conforme a classificação da ABNT NBR 10.004/2004 que divide os resíduos por categorias que levam em consideração seus riscos potenciais para o meio ambiente e a saúde pública. Os resíduos podem estar no estado sólido ou semissólido e, conforme a norma, ser provenientes de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

Resíduos Perigosos (Classe I)

Os resíduos considerados perigosos são aqueles que exibem características que podem colocar em risco as pessoas que os manipulam ou que com eles tenham contato. Esse tipo de lixo pode, ainda, ser prejudicial à flora e fauna do lugar, se descartado de maneira incorreta. De modo geral, para serem rotulados como perigosos, esses resíduos precisam apresentar ao menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, reatividade e/ou patogenicidade.

A NBR 10.004/04 aponta os critérios específicos para que o profissional capacitado classifique e avalie cada propriedade acima dos resíduos, de maneira que, se enquadrados como perigosos, sejam tomados os procedimentos mais cuidadosos para o traslado adequado e a correta destinação desses materiais.

Resíduos não Perigosos (Classe II)

São aqueles que não apresentam quaisquer das propriedades de periculosidade relacionadas anteriormente, ou seja, não apresentarem as características de inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, patogenicidade e nem possuírem tendência a sofrer uma reação química brusca. Importante ressaltar que os resíduos Classe II (não perigosos) quando gerenciados de maneira errada podem oferecer risco e perigo ao ser humano ou ao meio ambiente.

Os Resíduos não perigosos podem ser subdivididos em:

Resíduos não Perigosos Não Inertes (Classe II A)

São quaisquer resíduos que submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10006, tiverem um ou mais de seus constituintes solubilizados ou lixiviados. Eles podem ter propriedades, tais como: Biodegradabilidade; Combustibilidade e Solubilidade em água.

Exemplos de resíduos Classe II-A: alimentos; madeira; materiais têxteis; fibras de vidro; limalha de ferro; poliuretano; lamas e lodos; gesso; lixas; disco de corte; EPIs; papel higiênico; dentre outros

Resíduos não Perigosos Inertes (Classe II B)

São quaisquer resíduos que são submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor. Os resíduos inertes são os resíduos ou substâncias que não solubilizam nem lixiviam.

Exemplos de resíduos Classe II-B: entulho; blocos; terra; sucata de aço; sucata ferrosa; vidro; latas de alumínio; borrachas; dentre outros.

Como podemos ajudar?

A PGRS Brasil conta com profissionais, equipamentos e parcerias institucionais para oferecer aos seus clientes soluções sustentáveis na gestão e gerenciamento de resíduos, com excelente custo-benefício, viabilidade financeira, rastreabilidade, transparência e compliance.

Apresentamos clientes em diversos segmentos: construção civil; bens de consumo; alimentação; healthcare; siderurgia; mineração; automotivo; entretenimento, educação, cemitérios, dentre outros.

Destacamos que a PGRS Brasil realiza gestão global, com profissionais e equipamentos próprios. Prestamos assessoria e consultoria para elaboração de estudos para garantir o adequado gerenciamento de resíduos e disponibilizamos de máquinas, equipamentos, veículos e caçambas para uma adequada execução dos serviços.

© Copyright - PGRS Brasil Soluções Ambientais Integradas - www.pgrsbrasil.com.br - Todos os direitos reservados
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Criação de Sites

Criação de Sites / Criação de Sites/ Site/ Criar Site/ Sites/ Site para empresas/ Desenvolvimento Web